segunda-feira, 7 de março de 2011

Série - Textos longos: Chamem o 112!

.

.
Era uma vez o FMI que tenta socorrer países com a corda no pescoço, qual 112 financeiro internacional. Embora nesta altura do carnaval seja permitida muita coisa, os tempos não estão para grandes brincadeiras... Há pobres que se mascaram de ricos. A tanga é uma das peças da moda. Imaginem quem é o rei e senhor desta folia?! É o Gigante, claro. A pergunta não era difícil, pois não?
.
Portugal é um país simpático e acolhedor, de facto. História secular, natureza convidativa, boa comida e sol com fartura. Já lhe chamaram de west coast of Europe. Sol de pouca dura… Agora, porém, já se tornou west coast of Germany, da Sra. Merkel. Porquê essa mudança de nome? – perguntam alguns… Bem, por um lado, com o país mais distante da Europa (e mais próximo da América do Sul), e por outro, com a nossa dependência da "máquina de ventilação financeira" do BCE, dominada pelos euros alemães, a mudança de nome ajusta-se na perfeição, certo?
.
Nem tudo é mau… A primavera está à porta, portanto, o país torna-se ainda mais atraente para os nossos visitantes, FMI - Fundo Monetário Internacional, incluído. Aliás, o FMI já está cheio de saudades do nosso país pois há mais de vinte anos que não o visita como deve ser. Mas, desta vez, não virá sozinho, antes pelo contrário, virá bem acompanhado pelo FEEF - Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Fundo mais fundo, imaginem a massa que isso dá!? Que honra! Mais cedo do que esperam, eles estarão bem perto de si.
.
Enquanto chegam e não chegam, o Gigante vai engordando mais uns milhões, claro. E, assim, vai sobrevivendo a todo o custo, comportando-se como uma besta muito mais do que quadrada. São tantas máscaras, cada uma mais pirosa do que a anterior, que torna-se complicado encontrar palavras para caracterizar tal folião. Mais milhão menos milhão, a factura foi, é e será paga pelo povo. E como tristezas não pagam dívidas, gozemos uns dias de folia.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário