terça-feira, 15 de março de 2011

Série - Partilhado: Literacia financeira

.
.
Da minha experiência como formador (e, já agora, desse lado), esta iniciativa (ver ligação em baixo) pode ter mais importância do que nunca pelas razões decorrentes de uma situação económica muito difícil, que são do conhecimento geral. Não me refiro só a questões relacionadas com o sobreendividamento, isto é, a forma como lidamos com o dinheiro: o nosso e aquele que nos é emprestado com as inevitáveis responsabilidades e obrigações associadas, infelizmente, nem sempre bem geridas.
.
Por um lado, as decisões financeiras (ou seja, tendo como elemento central o dinheiro) têm assumido um papel cada vez mais importante nas nossas vidas. E a tendência será para uma maior intensificação desse papel, com certeza. Por outro, a enxurrada de notícias diárias sobre economia torna imperioso desmontar alguns conceitos para percebermos essa linguagem económica (por exemplo: dos produtos e serviços bancários, da micro e da macro economia) e, por consequência, compreendermos as respectivas realidades retratadas/analisadas tão importantes para as decisões financeiras que acabamos por tomar.
.
Por fim, considero ser mais uma excelente iniciativa/oportunidade para a DECO partilhar, de forma pedagógica, a experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, num contexto muito mais próximo dos diversos tipos de consumidores.
.
Adenda: é uma excelente notícia para celebrarmos o Dia Mundial do Consumidor.

Sem comentários:

Enviar um comentário