quinta-feira, 18 de março de 2010

Tomem lá!


Os (senhores) pilotos da TAP, no uso dos seus direitos, marcaram uma greve de 6 dias para o período pascal que se avizinha. Bem, escrito assim, sem mais, nem menos, a coisa até parece inócua. Mas, se esmiuçarmos um pouco o contexto da coisa, é de bradar aos céus! Por falta de aviões no ar, de facto. E não só!... Não é que eu pense viajar de avião proximamente. Dificilmente isso acontecerá. Mesmo que estivesse nos meus planos, duvido que a TAP fosse a escolha acertada… Adiante.

Após informar-me sobre as condições salariais desses profissionais, ocorreu-me escrever estas palavritas. Referindo, única e exclusivamente, o salário, cujo valor médio bruto mensal é de € 8 600, com uma reivindicação de aumento de 9%, fazendo as devidas contas, aumentaria para um valor médio bruto bem acima dos € 9 000. É muita massa! Contudo, o que me impressiona, para ser comedido, é a percentagem do aumento proposto: 9%.

Se compararmos esta situação com aquela que a maior parte dos trabalhadores portugueses terá no presente ano, podemos afirmar, sem ofensa: isto é obsceno. Além disso, e se calhar mais grave ainda, não respeitam os contribuintes e/ou consumidores. E muito mais não escreverei, para não ter de mudar a imagem que embeleza estes vocábulos tão negros.

4 comentários:

  1. Mais uma garfada. Essas migas sao muito calóricas ou foram confeccionadas "light"? : )

    O seu a seu dono. Tudo bem.
    As pessoas deverão ser remuneradas de acordo com as suas funções, responsabilidade, etc etc.
    Posto isto, e apesar do escrito, considero esse valor salarial um insulto aos que ganham o salário mínimo Um verdadeiro insulto a uma família que não dispõe de meios para educar os seus filhos como gostariam... sem falar, evidentemente, sobre o pão nosso de cada dia...

    ResponderEliminar
  2. Vá lá, Gonçalo. Deixe os rapazes pedirem mais 9%. Já viu, com a privatização, se eles são transferidos com os honorários actuais, vão pesar pouco na nova operadora aérea... Guarde os seus manguitos para outras causas, vá por mim. Eles, lá no fundo entendem-se.

    ResponderEliminar
  3. Catarina,
    De vez em quando, apresentarei migas de espargos menos calóricas, fique descansada.

    O texto que publiquei sobre uma medida, das boas, adoptada pela edilidade da Vidigueira enquadra-se perfeitamente naquilo que escreve e defende. E que eu subscrevo, claro!

    ResponderEliminar
  4. Rogério,
    De facto, eles entendem-se... E nós temos de aguentá-los/sustentá-los. Afinal, tem sido assim...

    ResponderEliminar