domingo, 7 de março de 2010

Honesto estudo com longa experiência misturado

Durante o curto percurso que medeia o ponto em que estavam e o destino seguinte, os três atravessaram um pequeno espaço ajardinado e fresco, cruzando com estudantes carregados de livros e pastas. Guillaume aproveitou para lhes ler o que o guia informava sobre o monumento que iam visitar:

- O edifício que vamos visitar agora é o Colégio do Espírito Santo onde actualmente se concentram os principais serviços da Universidade de Évora. É uma magnífica construção clássica concluída, em 1551, pela poderosa Ordem dos Jesuítas. A partir de 1559, funcionou como universidade, a segunda existente em Portugal (a primeira foi a Universidade de Coimbra), até à expulsão desta Ordem pelo Marquês de Pombal, no século XVIII. Como iremos ver, tem vários claustros, o principal dos quais de uma beleza ímpar. Os corredores e as salas do claustro são forrados de azulejos dos séculos XVII e XVIII, com temas históricos e bíblicos, alusivos às disciplinas nelas ministradas. Algumas salas já foram modificadas, sendo difícil saber como eram originalmente, no entanto, ainda é possível admirar os púlpitos primitivos lá colocados.

Já no claustro principal do Colégio do Espírito Santo, Hanna aproveitou para tirar uma fotografia à bela fachada barroca da Sala dos Actos. Enquanto isso, Paloma espreitava, silenciosa e curiosamente, para uma sala, onde decorria uma aula, admirando o seu interior, nomeadamente os azulejos, as colunas de mármore e os púlpitos em madeira trabalhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário