sábado, 20 de março de 2010

Na Rota do Fresco


À descoberta da nossa terra tem destas coisas... No programa Encontros com o Património, emitido pela TSF no início desta tarde, sábado 20/03/2010, tomei conhecimento de uma iniciativa cuja divulgação merece ser ampliada. Trata-se da Rota do Fresco, que incide, sobretudo, num conjunto vasto do património histórico/arquitectónico de seis concelhos alentejanos: Alvito, Cuba, Vidigueira, Portel, Viana do Alentejo e Évora.

Esta iniciativa desenvolve um conjunto de acções no sentido de promover e conciliar três importantes activos do Alentejo: o património (imponente e diversificado), a natureza (deslumbrante e relaxante) e a gastronomia (para reconfortar o estômago e não só). Destes, destaca-se a divulgação de uma arte secular: a pintura mural alentejana, manifestação artística que tem a cal como matéria-prima. Para mais informações, consultem a página da Internet em: http://www.rotadofresco.com/.

Agora que a primavera está aí, e com os campos alentejanos coloridos, este roteiro pode ser um bom pretexto para momentos bem (com)passados.

2 comentários:

  1. Óptima iniciativa. Dar a conhecer à nossa gente o que de histórico temos e que muitos ainda desconhecem ou nunca tiveram a oportunidade de visitar. De certo vai dar incentivo ao desenvolvimento do turismo interno. Portugal pode estar numa situação precária, desoladora a muitíssimos níveis – como todos sabemos – mas é um país muito bonito, com muita história, lugares muito pitorescos e então se continuarmos assim um “nadinha” mais p’ró sul... onde o sol brilha ainda mais... onde os mexilhões entram em competição com as migas...

    ResponderEliminar
  2. Catarina,
    Quanto mais conheço Portugal (de norte a sul, da Madeira aos Açores), mais certeza tenho disso igualmente.

    ResponderEliminar