domingo, 13 de janeiro de 2013

Série - Filmes: Mães e filhas




Excelente! Foi o melhor filme que vi nos últimos tempos, sem dúvida. Este filme do colombiano Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Márquez, fez lembrar-me a reacção que tive há cerca de 10 anos quando vi “21 gramas”, de Alejandro González Iñárritu (para mim, um cineasta que está no topo). Ou seja, fiquei maravilhado pela maneira como várias peças de um puzzle complexo se vão encaixando, uma a uma, de forma… coerente. Afinal de contas, são dois cineastas de eleição que já trabalham juntos há muito.

No caso de “Mães e filhas” (“Mother and child”), filme de 2009, é um conjunto de histórias centradas no lado feminino da vida humana. Vida, em geral, feita de momentos de: perda e (re)nascimento. A rudeza, de alguns momentos, tem como contraponto a alegria, de outros. Em ciclos imprevisíveis e interligados. Do elenco destaco: em primeiro lugar, Naomi Watts, a minha actriz preferida da actualidade, num papel feito entre contrastes densos e sensualmente provocantes; Annette Bening, uma actriz consagrada com uma presença rude mas brilhante; e, por fim, Samuel L. Jackson, um dos personagens masculinos com o papel equilibrador (ou equilibrado no meio de um “mundo feminino” caótico). Não sei se este filme ganhou alguns prémios, mas isso não me interessa. O que eu sei baseia-se no que vi/senti: um filme excelente. A minha avaliação (de 0 a 10): 9.

Sem comentários:

Enviar um comentário