segunda-feira, 10 de maio de 2010

São muitos zeros!

.


.
O plano europeu para estabilizar a Zona Euro, aprovado no passado fim de semana, "criou" 750 mil milhões de euros (€ 750 000 000 000) para um fundo de apoio. Pergunto-me (de forma inocente, ou nem por isso): como é que se cria tanto dinheiro? São muitos zeros!...
.

7 comentários:

  1. E os zeros com os quais o Canadá e os Estados Unidos vai contribuir? Ouvi um comentador dizer: podem tirá-los da zona euro; os gregos que voltem a receber os dracmas para ficarem contentes e então poderão reformar-se aos 50s e tais como querem em vez de aos 65 como nos Estados Unidos. Vão os canadianos e os americanos pagar pela burrice dos gregos. Uma das desvantagens da globalização. Comentário um pouco retrógrado, eu sei!

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo,

    A sua pergunta "como é que se cria tanto dinheiro?" tem uma excelente explicação no YouTube (que também consta no meu blogue na coluna Explicando como se fosses uma criança de 12 anos)

    http://www.youtube.com/watch?v=vLQbMoCrCZQ

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Catarina,
    Com uns dias de atraso (sorry), deixe que lhe diga que o seu comentário não parece nada retrógado. Se calhar, teremos de regressar ao "velho"/"novo" escudo. Veremos...

    ResponderEliminar
  4. Rogério,
    O vídeo tem uma excelente explicação, sem dúvida. Tendo trabalhado no sector bancário (ou relacionado com ele) durante 10 anos, mais uns 5 anitos em termos de formação, posso afirmar que conheço os fundamentos básicos do sistema monetário. A minha pergunta tinha/tem uma ponta de ironia "à mistura". De qualquer forma, agradeço a referência do vídeo que desconhecia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Gonçalo… já estava a pensar que se tinha “pirado” para uma zona não-euro!

    ResponderEliminar
  6. Catarina,
    Excelente! Gostei muito dessa "provocação". Mas, felizmente ou não, ainda permaneço com uns euritos na carteira. Aliás, será um tema para o próximo texto/devaneio... Vou tentar escrevê-lo durante os próximos dias. Já agora: bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Bom fim de semana para si também. E aqui fico a aguardar pelo próximo devaneio... o seu claro! : )

    ResponderEliminar