terça-feira, 1 de maio de 2012

Série - Partilhado: 1.º de Maio




Decididamente, entrámos no mês de Maio. O “meu” mês. E nada melhor que começar com um dia feriado, neste caso, dedicado ao trabalhador. A concepção de trabalho é bastante vasta e variada: o trabalho doméstico que uns realizam mais do que outros; o trabalho de cariz profissional… 
Uns querem trabalhar, mas não têm emprego. Outros querem trabalhar, mas não podem por doença. Também há aqueles que podem ou que têm emprego, mas não querem trabalhar. Enfim…
Nos últimos anos, tenho desenvolvido o meu sentido de sobrevivência laboral como empresário “em nome individual”. Ou seja, eu próprio criei o meu posto de trabalho, o meu emprego, o meu micro-negócio de formação profissional na área da gestão. Portanto, sou um micro-empresário. Recentemente, colaboro com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional como responsável pelo programa Vida Activa, em Loulé e Albufeira. Este programa visa a re-integração de desempregados no mercado de trabalho através da criação de micro-negócios, ou seja, via desenvolvimento de ideias de negócios e do inevitável espírito empreendedor, tendo por base duas vertentes fundamentais: plano de negócios e técnicas de marketing. Para o efeito, aproveito a minha experiência pessoal e profissional, claro.
Para mim, o empreendedorismo é um dos aspectos mais importantes relativos à vitalidade das sociedades modernas: todas as empresas e as respectivas marcas, mais ou menos conhecidas, foram criadas por gente empreendedora. Viva o 1.º de Maio!

Sem comentários:

Enviar um comentário