segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Barril de Brent nada "baril"

.
.
Pois é, os agravamentos do IRS, do IVA e, para muitos (como eu), do código contributivo terão efeitos negativos no orçamento familiar. Mas, para os próximos meses, dos meus conhecimentos económicos, o principal problema estará relacionado com o preço do barril de Brent, negociado em Londres, e de referência para o mercado português.
.
Com a crise nalguns países árabes da bacia do Mediterrâneo, a pressão de subida do preço do barril do Brent (e não só) tenderá a aumentar. O caso do Egipto é mais grave pelo facto do canal do Suez ser fundamental para a circulação marítima entre o Médio Oriente e a Europa. Já não bastava os efeitos da conjuntura fiscal… Conjuntura global nada baril!
.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Iñárritu

.
.
Alejandro González Iñárritu é um dos meus realizadores preferidos, a par de Clint Eastwood e de Lars von Trier. Em 2003, tive o primeiro contacto com este mestre da sétima arte através de “21 gramas”, um filme soberbo que vi numa das salas King, em Lisboa. Depois, completei o visionamento da triologia: iniciada com "Amor cão", e acabada com "Babel". Agora, estou ansioso para apreciar “Biutiful”, a sua última obra.
.
Adenda: mais tarde, deixarei um breve comentário sobre o filme, claro.
.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Venha o fim-de-semana!

.
.
Depois de uma semana bastante intensa e preenchida de formação, viagens e, para finalizar, júri de exames (com sessões de teatro filmadas, para mais tarde recordar), o guerreiro quer descansar… Se pudesse, ficava já de molho nas águas da praia da Amoreira, em Aljezur, como na foto.
.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Escolha Acertada (Parte I)

.

(Rui Pereira)

.
Qual a Escolha Acertada?
.
a) Um papagaio agarrado ao poleiro
b) Um incompetente agarrado ao poleiro
c) Um ministro agarrado ao poleiro
d) Todas as opções anteriores juntas agarradas ao poleiro
.
(Demita-se, O Cachimbo de Magritte)
.

Série - Não filtrado: Meter água

.
.
Esperemos que os barquitos não comecem a meter água… Não queremos outro Tolan em pleno estuário do Tejo!
.
.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Mais uma autoridade reguladora?

.
.
Mais uma autoridade reguladora? Não sei, talvez… Por mais leis que se façam, por mais autoridades (sem autoridade) que se criem, a plutocracia petrolífera (e estatal, via impostos cobrados) continuará a “reinar”: o Zé Povinho que pague a factura! Que tal uma petição pública contra este escândalo?
.
(Combustíveis: preço regressa aos máximos históricos de 2008 - DECO PROTESTE)
.

Série - Fotografias do mundo: porta na medina de Túnis, Tunísia

.
(Agosto de 2010)
.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Abstenção

.
.
Sobre o nível de abstenção das últimas eleições, sem entrar em muitos pormenores, penso que podem, e devem, ser encontradas soluções para algumas situações, que serão comuns a muitas pessoas, e que estão relacionadas com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. É verdade que estão sujeitas a riscos de fraude, todavia, o que se passou nestas eleições, de certa forma, pode configurar uma fraude eleitoral que está por explicar. Tenho um pressentimento negativo sobre as causas… Não atirem areia para o ar! Enfim, adiante.
.
O desenvolvimento dessas novas soluções, na minha opinião, está sujeito a outro tipo de problemas (além do risco de fraude): incompetência burocrática (como foi evidente nestas eleições); inépcia/imbecilidade dos decisores (como foi evidente nestas eleições). Também somos um país caracterizado por esses dois aspectos. Tenho escrito!
.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Distinção

.
.
Deixo-vos a referência a uma distinção (“O comentário da semana”) que recebeu um dos meus comentários, num dos blogues mais importantes e interessantes (Delito de opinião), a nível nacional. Sinto-me orgulhoso e agradecido pela distinção.
.
(Ver a distinção aqui)
.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Leva mesmo!

.
.
Quem se mete com o PS, leva! E o candidato apoiado pelo PS levou, mesmo, uma grande tareia. Que dia/noite tão alegre!
.
Adenda: ficarei atento às reacções socialistas versus bloquistas, e vice-versa, nos próximos dias...
.

Série - Não filtrado: A culpa é do sistema, estúpido!

.
.
A culpa foi, é e será sempre do sistema, seja de que sistema for, não interessa. O sistema foi, é e será sempre a vítima fácil do próprio sistema, seja de que sistema for, não interessa. Confuso?! Talvez, a culpa é o do sistema, estúpido!
.
Adenda: entenda-se por "estúpido" o sistema, claro.
.
.

Série - Não filtrado: Jornalismo de qualidade

.
.
Só 9 600 pessoas podem votar? Pelo título desta notícia vê-se a qualidade de muito jornalismo feito em Portugal. A falta de qualidade política nacional, verdade seja dita, apenas reflecte a nossa sociedade. Para todos os efeitos, os políticos são eleitos por nós, pelos que votam ou nem por isso (deixam isso para os outros).
.
Adenda: No Diário Económico ainda tiveram este título durante algum tempo, deixei um comentário crítico (mas nada ofensivo). Depois de corrigirem o título, apagaram o meu comentário (e de outro leitor atento). Errar é humano. Agora, não aceitar críticas inofensivas... É a falta de humildade que tanto impera, infelizmente.
.
.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Série - Repastos há muitos! (Parte I)

.
.
Hoje, depois de uma manhã de muito trabalho doméstico, o repasto será uma dourada assada no forno, com muita cebola, batata e tomate, tudo bem regado com sumo de limão, vinho branco e um fio de azeite (foto em anexo). Bom apetite!
.
Adenda: o repasto será partilhado com a minha bela Helena, claro.
.

Série - Não filtrado: O "dejecto set"

.
.
“Boycracia” = Plutocracia. O Portugal moderno é, também, feito desta gentalha sentada, de forma opulenta, à mesa do orçamento. Depois, pavoneiam-se com sinais exteriores de riqueza, tais como: carros topo de gama, vivendas apalaçadas, presença no “dejecto set”, viagens para paraísos terrestres… O esplendor de Portugal! O “dejecto set”.
.
.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Grande entrevista

.
.
Gostei muito da entrevista. A entrevistada, a minha ex-colega Natália Nunes (jurista da DECO / PROTESTE), utilizou uma linguagem pedagógica e acessível. Aliás, fez lembrar-me vários momentos em que estivemos juntos no Canal Saúde (penso que já não existe), há uns anitos… Os próximos tempos vão ser muito exigentes na nossa relação com o dinheiro, sem dúvida. Temos de melhorar a nossa literacia financeira! Excelente, Natália!
.
.

Série - Não filtrado: Estranha forma de ser

.
.
O Estado, através do seu “braço” financeiro (CGD), açambarcou 2/3 da sua própria dívida (Bilhetes do Tesouro), ou seja, 520 milhões dos 750 milhões de euros leiloados. Logo, podemos desconfiar que o preço (a taxa de juro) tenha sido, previamente, combinado. Por outras palavras: o árbitro também jogou. Estranho?! Nem por isso, com este (des)Governo.
.
(O Estado compra a sua dívida, blogue O cachimbo de Magritte)
.

Série - Não filtrado: Profecia do dia

.
.
Amanhã, logo pela manhãzinha, os preços dos combustíveis estarão mais baratos, num posto perto de si.
.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Série – Não filtrado: ¡Viva la España!

.
.
Com o beneplácito e/ou passividade das nossas entidades governamentais e outras (reguladoras e de defesa do consumidor, por exemplo), a plutocracia petrolífera continua a reinar, a seu belo prazer. Sempre que puder, abastecerei o meu carro em Espanha. ¡Viva la España!
.
.

Série - Não filtrado: Vai ser bonito...

.
.
Quem se mete com o PS, leva!
.
.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Num país a sério...

.
.
... os ladrões são presos!
.
.

Série - Não filtrado: "Nim"

.
(bandeira do Qatar)
.
Um, o nosso primeiro-ministro, disse que não. O outro, o ministro, disse que sim. Afinal, em que ficamos? Era melhor terem respondido de forma coerente, igualmente, com 3 letrinhas: “Nim”. O sol das arábias agravou-lhes o estado da mioleira... Fado d’um ladrão! E quem se lixa é o…
.
.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Petição Código Contributivo, nem obrigado!

.
.
Eu já assinei esta petição, independentemente do partido que a promove, porque sou contra o aumento da minha taxa contributiva de 24,6% para 29,6%. Para esta gente que nos (des)governa: cambada de!...
.
.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Rali Dakar (Parte VI)

..
Na edição de 2011, destaque ainda para o 7.º lugar de Leal dos Santos, nos automóveis, e para o 8.º lugar de Rúben Faria, nas motas. Outro português esteve em destaque, o motard Paulo Gonçalves, vencedor da quinta etapa, que acabou por desistir devido a uma queda.
.

Série - Não filtrado: Rali Dakar (Parte V)

.
.
O Rali Dakar terminou, de forma brilhante, para Hélder Rodrigues. Este motard português ficou em segundo lugar na etapa e subiu ao terceiro posto da geral (atrás de Coma, vencedor, e de Despres). É a primeira vez que um português ocupa um lugar no pódio nesta aventura desportiva. Bravo, Hélder!
.
.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Já tem um plano para poupar?

.
.
Para o meu caso, uma vez que, durante a semana, trabalho frequentemente junto da fronteira com Espanha (Algarve/Andaluzia), é óbvio que o plano passa por atravessar mais vezes o Guadiana. Ou, pelo menos, farei um “avio de compras”, por mês, nas terras de nuestros hermanos. Nos combustíveis, a diferença é escandalosa!
.
.

Série - Não filtrado: Have seen the film before

.

(Fonte: The Economist)
.

Como refere, e bem, o título do artigo do The Economist: (Portugal) still scary. O actual (des)Governo português engana alguns, mas não engana todos.
.
(Still scary, The Economist)
.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Contra a hipocrisia do (des)Governo

.
.
Esta gente que nos (des)governa não tem juízo... Este (des)Governo afirma que defende o estado social, mas isso é só propaganda da mais rasca, possível e imaginária. Que a oposição se una para “travar” mais um conjunto de medidas justificadas de forma hipócrita! Que a força esteja convosco!
.
.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Ano novo, ilusões velhas

.
.
O actual (des)Governo anuncia um défice de 2010 abaixo dos 7,3%, no entanto, se não fosse a receita extraordinária (operação cosmética) referente à transferência do fundo de pensões da PT (com as inevitáveis responsabilidades orçamentais para os anos vindouros), ficaria bem acima dos 8%. Assim, o verdadeiro ponto de partida para 2011 é este valor. Em suma, estes “ilusionistas” não me convencem.
.
.

Série - Não filtrado: A vida fácil acabou

.
.
A vida fácil acabou, tanto para as famílias como para as entidades financeiras (bancos e sociedades financeiras). O crédito, no sentido de antecipação salutar de rendimentos com o inevitável preço a pagar (a taxa de juro), já teve melhores dias. O termo “salutar” tem sido substituído, infeliz e progressivamente, por “malparado”. Mudança para pior, portanto…
.
Do lado da oferta, o financiamento será refreado: nas formas disponibilizadas (créditos, cartões, linhas, descobertos, contas ordenado e restante panóplia de cores e feitios); nos meios (ao balcão, por telefone, à distância de um “clique” ou numa loja perto de si). O tempo das “vacas leiteiras financeiras”, que jorravam dinheiro por todo o lado, tem os dias contados.
.
Do lado da procura, à partida, o elo mais fraco, aos “d’s” (desemprego, divórcio, doença) acrescentam-se outras letras iniciais responsáveis pelo resfriamento do impulso consumista através do dinheiro fácil: “a” de austeridade; “b” de buraco (salvo seja, em que nos encontramos); “c” de cortes (nos salários e nos subsídios, por exemplo)… Quem quiser continuar, não peça por favor!
.
.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Salivar

.
.
Há expressões que assentam, “que nem uma luva”, a quem as profere. Este exemplo é um dos melhores possíveis.
.
.

domingo, 9 de janeiro de 2011

sábado, 8 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Portugal em 4.º lugar

.
.
Nos últimos dias, o risco da dívida portuguesa medido através dos CDS (seguros contra incumprimento, de forma simples) agravou-se, significativamente. Já tinha dado provas disso anteriormente aqui. Com a subida (ou descida, depende da perspectiva) de 5 lugares, de 9.º para 4.º, estamos na luta por um lugar no pódio (ver quadro de resultados). Brevemente, o FMI estará bem perto de si! (já pareço a ”Amêijoa fresca” a fazer rimas)
.
(fonte do quadro de resultado: http://ftalphaville.ft.com/blog/2011/01/07/452046/sovereign-cds-un-petit-complexe-de-napoleon/)
.

Série - Não filtrado: Rali Dakar (Parte IV)

.
.
A senda de sucessos lusos continua. Três dias, três vitórias de motards portugueses: primeiro, na quinta-feira, Paulo Gonçalves; depois, ontem, Rúben Faria; agora, hoje, Hélder Rodrigues. Excelentes resultados para o desporto português. Agora, em triplicado: Bravo! Bravo! Bravo!
.
(Mais informações da etapa, no sítio do Dakar em: http://www.dakar.com/dakar/2011/fr/repos-1/resume-de-l-etape.html)
.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Rali Dakar (Parte III)

.
(Rúben Faria)
.
Esta manhã, terminei um texto sobre a vitória de Paulo Gonçalves, na etapa de ontem, com um bravo. Com a vitória, desta tarde, de Rúben Faria e o segundo lugar de Hélder Rodrigues, termino este texto assim: Bravo! Bravo!
.

Série - Não filtrado: Ano novo, recordes novos

.
.
Assim vai ser o ano de 2011 até à chegada do FMI à Portela (brevemente, numa tv perto de si).
.
(Juros da dívida a 10 anos renovam máximo histórico , Jornal de Negócios)
.

Série - Não filtrado: Descontos nos spreads

(Público, 07/01/2011)
.
Pois é, os bancos estão transformados em centros plutocráticos da política nacional, em que o spread é avaliado e definido em função da capacidade de se obter favores regimentais. Além das benesses em sede de IRC, é provável que o spread possa atingir valores negativos (por exemplo, entre -3% a -1%), ou seja, são aplicados descontos às taxas Euribor. É provável… Mas, para o Zé Povinho, carregam forte e feio! Fado d’um ladrão!
.

Série - Não filtrado: Rali Dakar (Parte II)

.
.
A participação dos pilotos de motas portugueses tem sido brilhante. Paulo Gonçalves venceu, ontem, a quinta etapa (entrada no deserto do Atacama, no Chile), dando continuidade ao excelente início por parte de Rúben Faria. Além destes motards, Hélder Rodrigues tem feito uma prova regular e igualmente brilhante. Os três pilotos continuam bem colocados entre os 10 primeiros. Bravo!
.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Pagaremos bem caro!

.
.
A crise da dívida pública origina soluções ilusionistas de alguns países, nomeadamente, de Portugal como sucedeu com a recente transferência do fundo de pensões da PT. Operação cosmética que permitiu “reduzir” substancialmente o défice, em 2010, mas que empurrará responsabilidades para os anos vindouros, ou seja, continuamos a empurrar os nossos problemas com a barriga. Esta atitude política revela um falhanço total na resolução dos nossos desequilíbrios orçamentais por muito que pretendam iludir-nos do seu contrário, com os evidentes reflexos no aumento da carga fiscal (a via mais fácil), por exemplo.
.
A paciência para tanta incompetência, e não só, já se encontra esgotada. E pagaremos bem caro (através, por exemplo, do agravamento dos impostos e dos juros da dívida pública) pelos desvairos ilusionistas e sistemáticos. Triste (e miserável) fado!
.
.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Aldrabice, ilusionismo e desvairo

.
.
Regressando aos assuntos de natureza económica (andei a evitar, mas…), a aldrabice, o ilusionismo e o desvairo desta (des)governação ganham contornos doentios. A taxa média disparou de 2,045% para 3,686%, de Setembro/2010 para Janeiro/2011. Feitas as contas, para 500 milhões de euros, os juros agravam-se em € 4 102 500. Isto demonstra “confiança”?! Que eu saiba, o agravamento dos juros reflectem o agravamento do risco associado ao custo do dinheiro para Portugal.
.
.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Desacordo ortográfico

.
.
Infelizmente, neste Portugal de "brandos (brandos = moles, dobradiços, entre outros) costumes", estamos perante mais um fato consumado... Triste fato!
.

Estas palavras vêm a propósito desta notícia: Novo acordo ortográfico: arrancamos em 2011 )
.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Série - Não filtrado: Rali Dakar (Parte I)

.
.
Desta grande aventura, que já tive a oportunidade de sentir de perto, em Janeiro de 2007, numa etapa finalizada na aldeia de Pereiro (Alcoutim), embora tenha trocado as areias africanas pelas sul americanas, sempre me fascinou a prova de motas. Na edição deste ano, destaco, para já, o motard olhanense Ruben Faria.
.
.

Série - Fotografias do mundo: Estação de metro Retiro, em Madrid

.
(Janeiro 2011)
.